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5 principais erros cometidos por empresas nas redes sociais

Desde falta de conhecimento do público até artes e legendas amadoras, conheça os principais equívocos cometidos por organizações nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se importantes veículos de comunicação das empresas com os seus públicos, seja para fortalecimento de marca, apresentação de novos produtos ou serviços e até para estreitar o relacionamento com clientes e potenciais consumidores.

Neste sentido, inclusive, na pesquisa Perspectivas para o Mercado Digital 2021, dentre os investimentos em tecnologia para 2021, 86% das empresas entrevistadas disseram que a prioridade é o monitoramento das redes sociais, seguido por automação de marketing e SAC Social/Social CRM.

Além disso, analista de social media e analista de conteúdo lideram o ranking de contratações das empresas entrevistadas em 2021, de acordo com o mesmo levantamento.

No entanto, apesar da maioria das organizações já investir nas redes sociais de maneira profissional, ainda existem empresas que derrapam e cometem deslizes que poderiam ser evitados. Confira a seguir!

Leia também: Saiba a importância do calendário editorial para as redes sociais

Conheça os 5 principais erros cometidos por empresas nas redes sociais

Não desenvolver uma estratégia efetiva para as redes sociais

O primeiro erro cometido pelas empresas nas redes sociais é, justamente, ainda não levar essas ferramentas como parte importante do negócio e atuar como pessoa física, ou seja, publicar de vez em quando e sem estratégia efetiva.

Caso a sua organização queira ter resultados concretos vindo das redes sociais é preciso investir nesses veículos com a devida importância.

Para isso, é preciso ter profissionais da área, principalmente em design, planejamento e conteúdo, que irão desenvolver a estratégia adequada, bem como, colocar em ação pontos, como:

  • Planejamento e estratégia
  • Calendário editorial
  • Cronograma de ações especiais (exemplo: divulgação de um evento ou um material rico)
  • Produção de conteúdo (texto e imagem)
  • Relatórios
  • Melhorias a partir dos resultados periódicos

Não acompanhar as redes sociais

Outro ponto importante para empresas é não supervisionar, tampouco acompanhar as publicações.

Neste caso, inclusive, ainda é comum observar posts com artes amadoras e legendas sem estratégia e até com erros gramaticais.

Esses problemas, geralmente, acontecem por conta da organização não ter uma equipe especializada em marketing digital e colocar as demandas digitais para profissionais que não são da área.

Não saber com quem está falando

Dentre os principais erros cometidos por organizações nas redes sociais, ainda tem empresas que não utilizam uma estratégia de comunicação adequada ao seu público.

Além de evidenciar a falta de desenvolvimento na área, publicar conteúdos amadores também pode prejudicar a imagem de uma companhia.

Falta de interação com o público

Também é comum ver pessoas que fazem perguntas pertinentes sobre produtos ou serviços em perfis corporativos ficarem sem resposta, ou ainda receberem resposta automática, em que fica evidente a utilização de um robô para interação.

Assim como não saber com quem está falando, deixar o seu público sem resposta ou apenas com a interação automática gera repercussão negativa para uma empresa.

Não prender a atenção do seu público

Por fim, mais um ponto em que a estratégia é fundamental para o sucesso das ações nas redes sociais de uma empresa: falta de conteúdo cativante.

Neste ponto, as publicações têm que ser chamativas, cativar, engajar e prender a atenção do seu público para obter os objetivos esperados, como por exemplo, atrair e reter clientes, educar o seu público e estreitar relacionamento com os seus seguidores.

Ou seja, os posts não podem passar desapercebidos pelos fãs da sua marca. Por isso, mais uma vez, fica explícita a necessidade de investimento e profissionalismo ao se tratar de redes sociais.

Saiba mais: Saiba como o marketing digital pode ajudar sua empresa a crescer

Conte com a JGP para desenvolver as melhores ações nas redes sociais da sua empresa!

Agora que já conhece os principais erros cometidos por empresas nas redes sociais, você sabe o que é preciso evitar para não gerar uma imagem ruim do seu negócio com o seu público, não é mesmo?

É preciso ter profissionais especializados em marketing digital, como designers, publicitários e até jornalistas, para realizar esse trabalho de maneira profissional e assim entregar os resultados que o seu negócio precisa.

Nesse sentido, a JGP Brand tem toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio, desde o planejamento e produção de construção de posts para redes sociais até ações específicas para fortalecimento de marca.

Conheça nossos cases de sucessoentre em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores ações de marketing para sua empresa!

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