fbpx

Conheça a diferença entre identidade visual, marca e branding

Além de entender a diferença entre identidade visual, marca e branding, saiba a importância de desenvolver essas vertentes em conjunto

 

Recentemente escrevemos um artigo sobre identidade visual e sua importância para a estratégia de uma empresa. No entanto, percebemos que existe muita confusão sobre o que é identidade visual, marca e branding.

Apesar de fazerem parte de um mesmo espectro, essas três vertentes têm significados diferentes e é importante saber o papel de cada um para o sucesso de uma empresa.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais características sobre identidade visual, marca e branding. Boa leitura!

 

Saiba o que é identidade visual

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que refletem o nome, ideia, produto ou serviço de uma organização.

A arte, tipografia, fonte e até o slogan têm o papel de passar ao público o objetivo e até o mercado de atuação da organização de maneira clara, atraente e objetiva.

Elementos como logomarca e paleta de cores, por exemplo, são fundamentais para, além de atrair clientes, refletir a personalidade de uma companhia.

Leia também: Conheça a importância do design voltado para resultados

 

Entenda o que é marca

marca, ou brand em inglês, é basicamente o logotipo de uma organização. Apesar de muitos profissionais utilizarem a palavra marca para falarem de empresa, o uso correto deste termo no universo do design se refere ao logo.

Leia também: Saiba como o marketing digital pode ajudar sua empresa a crescer

 

Confira o que é branding

Diferente de marca e até semelhante a identidade visual, branding é todo o processo de desenvolvimento do planejamento, estratégia e criação dos conceitos sobre uma empresa, como se posiciona e como se comunica com seu público.

Apesar de parecido com identidade visual, o branding vai muito além da parte gráfica. Por isso, sem o branding estruturado, não é possível desenvolver uma identidade, pois é preciso antes definir as premissas e a essência da marca, para depois partir para os conteúdos visuais.

Leia mais: Entenda a importância do planejamento em comunicação nas pequenas empresas

 

Devo trabalhar identidade visual, marca e branding em conjunto em minha empresa?

Desenvolver a identidade visual, branding e marca em conjunto e de forma estratégica e harmoniosa é fundamental para uma empresa se inserir e se estabelecer no mercado.

Assim, é possível chamar a atenção do seu público e, em um segundo momento, assegurar clientes e promotores fiéis de seus produtos e serviços.

Leia também: Por que contratar uma agência se minha empresa é pequena?

 

Desenvolva a identidade visual, marca e branding em conjunto

Por isso, é importante investir nessas três vertentes como parte estratégica para o sucesso de um negócio.

Desta maneira, caso a sua organização não tenha os profissionais com os requisitos necessários para o desenvolvimento dessas questões, é essencial contar com uma agência especializada.

Leia mais: Conheça as principais tendências para as empresas após a pandemia

 

Conte com a JGP Comunicação

Para desenvolver o branding, identidade visual e a marca da sua empresa de maneira estruturada e que garanta excelentes resultados, é importante contar com uma agência que tenha experiência e profissionais gabaritados.

Para isso, a JGP Brand, é especialista em estratégias que geram valor à sua empresa a partir de ações e soluções inovadoras.

Confira nossos cases de sucesso, entre em contato com os nossos especialistas e tenha a melhor agência para sua empresa!

Share this post

Recent Posts

About

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et. 

Newsletter
Subscribe for our monthly newsletter to stay updated

Fale conosco

(11) 3280-9790

Se preferir escrever...

fale@jgpbrand.com.br