Desde organização e planejamento até a compreensão da melhor linguagem e formato das publicações, entenda como o calendário editorial para as redes sociais é essencial para o seu negócio
Estruturar o calendário editorial para as redes sociais é fundamental para o engajamento e o sucesso das publicações de uma empresa na internet.
Nesse sentido, vale destacar que, de acordo com a pesquisa Perspectivas do Mercado Digital 2021, Instagram e Facebook continuam sendo as redes que concentram os maiores investimentos das empresas para este ano.
No entanto, ainda segundo o mesmo estudo da mLabs, o TikTok já aparece como principal aposta do universo corporativo em 2021. Inclusive, temos um post sobre essa nova rede, TikTok: saiba como produzir vídeos de sucesso para sua empresa no aplicativo.
Mas, para obter o sucesso esperado, é preciso realizar um estudo sobre o perfil do público do seu negócio (persona), planejamento de criação, além de desenvolver o calendário editorial para as redes sociais da sua empresa. Saiba mais a seguir!
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Conheça a importância do calendário editorial para as redes sociais
Melhor organização e planejamento
Um dos principais motivos para utilizar o calendário editorial para as redes sociais corporativas é a possibilidade de produzir conteúdos, de acordo com o planejamento.
Desta maneira, é possível acompanhar o status de cada um dos processos produtivos e evitar atrasos.
Assim, a partir desse calendário, sua empresa garante o cumprimento dos prazos e as publicações são realizadas exatamente no dia e horário planejado.
Equilibra as editorias de conteúdo
Um cronograma bem estruturado também ajuda a equilibrar as editorias de conteúdo das redes sociais do seu negócio.
Desse modo, você evita a repetição de assuntos e trabalha todos os possíveis interesses do seu público nos conteúdos semanais.
Uma dica aqui é dividir as editorias pelos dias da semana e ainda incluir o melhor horário de postagem para cada assunto.
Controle sobre a estratégia de conteúdo
Outro ponto importante sobre o calendário editorial para as redes sociais é a gestão da estratégia de conteúdo da sua empresa.
Afinal, ao analisar o histórico de publicação, é possível acompanhar a quantidade de materiais produzidos para cada editoria, formato de conteúdo que geram maior engajamento, compreender os resultados e desenvolver melhorias.
Possibilidade de avaliação de resultados
Como já adiantado no tópico anterior, o calendário editorial para as redes sociais auxilia na avaliação dos resultados, seja os posts que geram maior engajamento, editorias que não chamam muita atenção e precisam ser revistas ou adaptadas, e até linguagem e formato de conteúdo.
Além disso, ainda é possível entender outros pontos importantes, como:
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Melhores dias e horários para publicações
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Temas mais procurados e acessados
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Call to action que gera mais cliques
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Frequência ideal de posts
Evita a repetição de temas que não geram resultados
Por fim, a partir dos relatórios obtidos a partir do planejamento e calendário editorial para as redes sociais também é possível entender exatamente em qual momento abordar cada tema e assim evitar repetições de assuntos que podem derrubar o engajamento.
Saiba mais: Stories ou timeline: diferenças e vantagens de cada ferramenta
Bônus: conheça os principais passos para a construção do calendário editorial
Para elaborar um calendário editorial para as redes sociais que ajude sua empresa a ter sucesso nos canais digitais, é preciso investir em algumas etapas. Confira:
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Escolha onde irá fazer esse planejamento (excel ou alguma ferramenta específica como o calendário do próprio Google, por exemplo)
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Realize o planejamento da estratégia de conteúdo
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Elabore a estratégia de divulgação
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Divida as editorias e publicações entre os dias e as semanas
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Acompanhe o calendário, avalie os resultados e promova melhorias
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Conte com a JGP para obter o sucesso esperado nas redes sociais da sua empresa!
Agora que você já sabe a importância do calendário editorial para as redes sociais da sua empresa, é importante saber também que todo esse planejamento e produção de conteúdo não deve ser realizado por qualquer pessoa.
É preciso ter profissionais especializados em marketing digital, como designers, publicitários e até jornalistas, para realizar esse trabalho de maneira profissional e assim entregar os resultados que o seu negócio precisa.
Nesse sentido, a JGP Brand tem toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio, desde o planejamento e produção de construção de posts para redes sociais até ações específicas para fortalecimento de marca.
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