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Como se preparar para a Black Friday?

Conheça o atual panorama do mercado e entenda quais são as melhores práticas sobre como se preparar para a Black Friday

Como se preparar para a Black Friday? Essa é a pergunta de muitos gestores que querem aproveitar a segunda melhor data do varejo digital do ano, mas, muitas vezes, esbarram em obstáculos que poderiam ser evitados, principalmente, com planejamento.

Nesse sentido, é importante destacar que, em 2019, a Black Friday movimentou mais de R$ 3,2 bilhões em vendas online, segundo dados da Ebit-Nielsen. Nas lojas físicas, as vendas aumentaram 29,4%, em comparação ao ano anterior.

No entanto, com as mudanças nos comportamentos dos consumidores em função da pandemia, em 2020, os e-commerces registraram crescimento de 27,7% em comparação com 2019, de acordo com relatório da Neotrust/Compre&Confie.

Mas e para 2021, como se preparar para a Black Friday? É o que você confere a seguir!

Leia também: Jornada do consumidor: saiba o que é e entenda a sua importância

Como se preparar para a Black Friday em 2021?

Realize o planejamento

O primeiro passo sobre como se preparar para a Black Friday é desenvolver o planejamento com todas as ações que serão realizadas para a data, que em 2021 será no dia 26 de novembro.

Para isso, é importante levar em consideração alguns pontos, como:

  • Analise os resultados da Black Friday do ano anterior
  • Entenda oportunidades de melhoria
  • Trace objetivos
  • Desenvolva uma precificação agressiva e que ainda assim garanta bons lucros
  • Realize todo o cronograma e planeje todas as ações de marketing para a data
  • Prepare-se para possíveis imprevistos

Experiência do cliente em primeiro lugar

Após o planejamento, é hora de partir para as ações em si e, para isso, é fundamental pensar na experiência do cliente.

Neste caso, além das ofertas realmente atraentes, é preciso pensar em tópicos importantes como velocidade e usabilidade do site, além da qualidade do atendimento online.

Afinal, de nada adianta oferecer preços relevantes se o cliente não consegue finalizar uma compra ou tirar dúvidas sobre o produto ou serviço.

Nesse sentido, 74% dos consumidores mudam de empresa, caso achem o processo de compra muito difícil, segundo estudo divulgado pela emplifi.

Invista no atendimento ao cliente

Diante desses dados sobre a experiência do cliente, fica evidente a necessidade do investimento em bons canais de atendimento ao consumidor.

Na Black Friday, os canais de atendimento recebem um volume muito grande e, para oferecer a melhor experiência possível, é importante implementar até uma plataforma omnichannel, em que os seus colaboradores possam atender diversos consumidores em diferentes canais em um único sistema.

Seja honesto com o seu público

Outro ponto importante sobre como se preparar para a Black Friday diz respeito a disponibilizar promoções verdadeiras e nada de ofertas fakes, em que empresas aumentam o preço de serviços e produtos semanas antes, para ofertá-los pelo valor normal na Black Friday.

Atualmente, diversos órgãos reguladores acompanham o preço dos lojistas durante meses para evitar que os consumidores sejam prejudicados.

Então, seja honesto com o seu público e ofereça promoções de verdade!

Capacite seus colaboradores

Segundo a Microsoft96% dos clientes afirmam que o atendimento é importante no processo de se tornarem fiéis a uma marca.

Por isso, treine e capacite seus colaboradores para que, ainda que tenham um alto volume de trabalho, prezem sempre pelo atendimento humanizado, empático, ágil, personalizado e eficiente.

Tenha uma equipe de marketing dedicada

Por fim, também é essencial contar com uma equipe de marketing multidisciplinar para realizar desde o planejamento até a execução das ações e mensuração dos resultados da Black Friday.

Para isso, conte com profissionais especializados em planejamento, análise de dados, design, conteúdo, programação e atendimento para oferecer uma experiência de destaque aos seus clientes.

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Conte com a JGP Brand e tenha tudo o que sua empresa precisa sobre marketing para a Black Friday

Como visto, planejar e executar uma campanha para a Black Friday exigem profissionais dedicados e que possam proporcionar os resultados esperados pela sua organização.

Por isso, quando o assunto é como se preparar para a Black Friday, a JGP Brand é a parceira ideal para o seu negócio!

Temos toda expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor à sua empresa.

Construímos histórias encantadoras sobre sua organização para o seu público e assim ajudamos a gerar o sentimento de necessidade de aquisição dos seus serviços ou produtos.

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