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Métricas de marketing: o que são e qual a importância?

Desde retorno sobre investimento até taxa de conversão, conheça as principais métricas de marketing para sua empresa

Sua empresa não acompanha as métricas de marketing? Pois bem, esse é um erro que muitas organizações ainda cometem.

As ações de marketing, digital ou não, vão muito além de promover campanhas e apenas observar os resultados e as possíveis vendas geradas.

É preciso acompanhar um conjunto de dados para entender o desempenho de cada ação e avaliar se os objetivos da estratégia foram alcançados, ou ainda identificar pontos de melhorias para otimizar os resultados.

No entanto, por incrível que possa parecer, o estudo Digital Marketing Readiness revela que 80% das empresas brasileiras ainda dizem estar apenas começando no marketing digital.

Dentre outras questões, o não acompanhamento de métricas é um dos principais motivos para essas organizações dizerem que são iniciantes no universo das estratégias digitais.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais métricas de marketing e a importância de cada uma para o sucesso das ações das empresas. Confira!

Leia também: 5 dicas para melhorar a performance digital da sua empresa

Conheça as principais métricas de marketing

Retorno sobre investimento (ROI)

Uma das métricas de marketing mais importante é o retorno sobre investimento, conhecido também como ROI.

Na prática, o ROI apresenta os dados para que as equipes avaliem se o investimento em uma ação ou estratégia traz os resultados esperados.

Nesse sentido, o retorno sobre investimento positivo significa que a estratégia foi eficaz, já quando está negativo indica que a ação precisa de melhorias.

Custo de aquisição de cliente (CAC)

Em seguida, o custo de aquisição de cliente também é uma métrica importante que, basicamente, é o resultado da soma dos custos com marketing em determinado período dividido pelo número de clientes conquistados.

Essa métrica dá um panorama do desempenho de uma campanha de marketing.

Custo por lead (CPL)

O custo por lead, métrica mais utilizada no marketing digital, é importante para avaliar se os investimentos realizados em conteúdo e ads são eficientes na conversão de visitantes em leads pelo menor custo possível.

Esses dados são fundamentais para uma estratégia digital, afinal ajudam a identificar as campanhas preferidas do público de uma empresa e, consequentemente, investir ainda mais nesse tipo de ação.

Taxa de conversão

Por fim, ainda dentre as métricas de marketing, a taxa de conversão ajuda a medir quantos dos visitantes do site de uma empresa converteram em leads ou até vendas.

É importante destacar que essa métrica leva em consideração o objetivo final da ação, seja a inscrição de uma newsletter, download de um material ou até clique em um botão de compra, por exemplo.

Você pode se interessar por: 5 dicas sobre como aumentar o tráfego do seu site

Conheça a JGP Brand

Como visto, apresentamos algumas das principais métricas de marketing que devem ser utilizadas para o sucesso das estratégias de uma empresa. Mas, é preciso destacar que ainda existem diversas outras que podem ser essenciais dependendo da ação implementada.

Para isso, é preciso contar com um time de profissionais qualificados e experientes em marketing, que saibam interpretar essas métricas para promover melhorias e garantir o sucesso das ações.

Nesse sentido, a JGP Comunicação está pronta para te ajudar! Temos toda expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio.

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