fbpx

Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças

Conheça os conceitos e entenda as diferenças entre persona e público-alvo

Você sabe qual é a diferença entre persona e público-alvo? A partir da evolução do marketing, especialmente o digital e o de conteúdo, os profissionais tiveram que aperfeiçoar ainda mais o perfil de pessoas que têm interesse nos produtos e serviços de uma empresa.

Nesse sentido, de antemão, a principal diferença entre persona e público-alvo é a profundidade que os dois conceitos abrangem.

Enquanto a persona contém dados e informações específicas do cliente ideal, o público-alvo apresenta ideias gerais e definições mais amplas.

Contudo, vale destacar que essa profundidade da persona tem provocado a diminuição do uso de público-alvo nas estratégias de marketing das empresas. Afinal, quanto mais dados e informações de um possível cliente, as ações podem ser mais específicas e assertivas.

Para se ter ideia, de acordo com relatório de tendências da Zendesk, 76% dos entrevistados esperam algum tipo de personalização nas ações de marketing das empresas.

Diante deste contexto, preparamos esse artigo sobre as diferenças entre persona e público-alvo. Confira!

Leia também: Palavras-chave: conhecer a importância no marketing digital

Entenda os conceitos de persona e público-alvo

Persona

Persona é o perfil do cliente ideal de uma empresa, a pessoa perfeita para quem essa organização deve produzir estratégias de marketing para oferecer os produtos ou serviços.

Na prática, persona é um personagem criado pelo time de marketing, com base em estudos, pesquisas e principalmente dados e informações, que tem interesse nas ofertas de uma organização.

Público-alvo

Já o público-alvo é baseado na definição social, econômica e demográfica, obtidas a partir de pesquisas, para entender o perfil do público que pode comprar o produto ou serviço de uma empresa.

Porém, com o avanço do marketing, essas definições, atualmente, são rasas para construir uma estratégia sólida e de sucesso.

Você pode se interessar também por: Métricas de marketing: o que são e qual a importância?

Confira a diferença entre persona e público-alvo na prática

Após conhecer os conceitos, chegou o momento de entender na prática as diferenças entre persona e público-alvo.

Vale adiantar que público-alvo é sempre genérico, já a persona é mais específico e apresenta diversas possibilidades para abordar outros assuntos fora do tema do produto ou serviço de uma organização.

Confira esses conceitos na prática:

PERSONA

  • Maria, 37 anos, gerente de marketing em uma grande empresa, tipo Unilever
  • Salário: R$ 6.500,00
  • Possui dois filhos, conhecimentos avançados em marketing e quer subir na carreira dentro da empresa

PÚBLICO-ALVO

  • Mulheres entre 20 e 40 anos
  • Moradoras de São Paulo
  • Salário entre 4 e 10 mil

Leia também: Saiba o que é SEO e entendido como pode ser aplicado

Conheça a JGP Brand e tenha a melhor estratégia de marketing para o seu negócio

Agora que você já entende o que são e quais as principais diferenças entre persona e público-alvo, chegou o momento de implementar os conceitos nas estratégias de marketing do seu negócio.

Porém, é preciso contar com um time de profissionais especializados e experientes nessas ações.

Para atender a esta demanda, a JGP Brand pode te ajudar! Contamos com profissionais qualificados para desenvolver as melhores estratégias de marketing no universo corporativo.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa!

Share this post

Recent Posts

About

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et. 

Newsletter
Subscribe for our monthly newsletter to stay updated

Fale conosco

(11) 3280-9790

Se preferir escrever...

fale@jgpbrand.com.br