Conheça os conceitos e entenda as diferenças entre persona e público-alvo
Você sabe qual é a diferença entre persona e público-alvo? A partir da evolução do marketing, especialmente o digital e o de conteúdo, os profissionais tiveram que aperfeiçoar ainda mais o perfil de pessoas que têm interesse nos produtos e serviços de uma empresa.
Nesse sentido, de antemão, a principal diferença entre persona e público-alvo é a profundidade que os dois conceitos abrangem.
Enquanto a persona contém dados e informações específicas do cliente ideal, o público-alvo apresenta ideias gerais e definições mais amplas.
Contudo, vale destacar que essa profundidade da persona tem provocado a diminuição do uso de público-alvo nas estratégias de marketing das empresas. Afinal, quanto mais dados e informações de um possível cliente, as ações podem ser mais específicas e assertivas.
Para se ter ideia, de acordo com relatório de tendências da Zendesk, 76% dos entrevistados esperam algum tipo de personalização nas ações de marketing das empresas.
Diante deste contexto, preparamos esse artigo sobre as diferenças entre persona e público-alvo. Confira!
Leia também: Palavras-chave: conhecer a importância no marketing digital
Entenda os conceitos de persona e público-alvo
Persona
Persona é o perfil do cliente ideal de uma empresa, a pessoa perfeita para quem essa organização deve produzir estratégias de marketing para oferecer os produtos ou serviços.
Na prática, persona é um personagem criado pelo time de marketing, com base em estudos, pesquisas e principalmente dados e informações, que tem interesse nas ofertas de uma organização.
Público-alvo
Já o público-alvo é baseado na definição social, econômica e demográfica, obtidas a partir de pesquisas, para entender o perfil do público que pode comprar o produto ou serviço de uma empresa.
Porém, com o avanço do marketing, essas definições, atualmente, são rasas para construir uma estratégia sólida e de sucesso.
Você pode se interessar também por: Métricas de marketing: o que são e qual a importância?
Confira a diferença entre persona e público-alvo na prática
Após conhecer os conceitos, chegou o momento de entender na prática as diferenças entre persona e público-alvo.
Vale adiantar que público-alvo é sempre genérico, já a persona é mais específico e apresenta diversas possibilidades para abordar outros assuntos fora do tema do produto ou serviço de uma organização.
Confira esses conceitos na prática:
PERSONA
- Maria, 37 anos, gerente de marketing em uma grande empresa, tipo Unilever
- Salário: R$ 6.500,00
- Possui dois filhos, conhecimentos avançados em marketing e quer subir na carreira dentro da empresa
PÚBLICO-ALVO
- Mulheres entre 20 e 40 anos
- Moradoras de São Paulo
- Salário entre 4 e 10 mil
Leia também: Saiba o que é SEO e entendido como pode ser aplicado
Conheça a JGP Brand e tenha a melhor estratégia de marketing para o seu negócio
Agora que você já entende o que são e quais as principais diferenças entre persona e público-alvo, chegou o momento de implementar os conceitos nas estratégias de marketing do seu negócio.
Porém, é preciso contar com um time de profissionais especializados e experientes nessas ações.
Para atender a esta demanda, a JGP Brand pode te ajudar! Contamos com profissionais qualificados para desenvolver as melhores estratégias de marketing no universo corporativo.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa!