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Endomarketing: descubra o que é e como implementar

Entenda o conceito e conheça os principais passos para implementar o endomarketing no seu negócio!

Endomarketing é uma ferramenta poderosa para empresas que prezam por um bom ambiente de trabalho, a partir de ações de integração e engajamento dos funcionários. Em uma estratégia eficiente, é possível melhorar a motivação e a produtividade dos colaboradores, além de atrair e reter talentos.

Nesse sentido, empresas com programas de reconhecimento eficientes têm 31% menos demissões voluntárias.

Além disso, organizações que investem em uma cultura forte e eficiente de reconhecimento têm 60% de aumento no engajamento dos colaboradores.

Esses dados são um compilado de um material produzido pelo ENDOMARKETING.TV sobre os principais motivos para reconhecer o colaborador.

Contudo, o reconhecimento não é a única ação de endomarketing para as empresas que desejam ter ambientes saudáveis. Conheça as principais práticas:

  • Benefícios para os funcionários
  • Comunicação interna
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Plano de carreira
  • Clima organizacional
  • Eventos de integração
  • Pesquisa de satisfação
  • Reconhecimento ao colaborador

Continue a leitura deste conteúdo e saiba como implantar o endomarketing no seu negócio!

Leia também: Comunicação estratégica: conheça sua importância no universo corporativo

Passo a passo para implementar o endomarketing na sua empresa

Crie a área de endomarketing

O primeiro passo é criar a área de endomarketing ou até contratar o serviço de maneira terceirizada.

Para isso, é necessário que esse setor integre as áreas de RH e marketing da sua empresa, com profissionais qualificados nessas duas disciplinas.

Conheça seus funcionários

Em seguida, é preciso estudar bem o perfil de funcionários da sua empresa, entender suas necessidades, para desenvolver um plano de ação para que as estratégias de endomarketing sejam efetivas.

Defina os objetivos e a estratégia

Tão importante quanto conhecer os profissionais da sua empresa é definir os objetivos e as ações para conseguir esses resultados esperados.

Neste ponto, é preciso estruturar o planejamento e as ações de acordo com o perfil dos seus colaboradores, para que gerem o engajamento necessário.

Coloque em prática

Dentre as principais ações de endomarketing, as mais comuns são:

  • Comunicação interna (e-mails, mural, portal interno, entre outros)
  • Palestras e workshops
  • Treinamentos e capacitação contínua
  • Programas de reconhecimento
  • Benefícios corporativos

Analise os resultados

Por fim, é fundamental analisar periodicamente as métricas para entender se as ações geram os resultados esperados e, mais do que isso, se os profissionais estão satisfeitos com a empresa e o ambiente de trabalho.

Você pode se interessar também por: Storytelling: entenda como aplicar essa estratégia

Conheça a JGP Brand

Agora que você já sabe o que é endomarketing, bem como os principais passos para implementá-lo na sua empresa, chegou o momento de colocar tudo em prática.

Nesse sentido, a JGP Brand pode te ajudar! Temos toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de endomarketing para o seu negócio.

Do planejamento até a implementação, trabalhamos para entregar os melhores resultados para os nossos clientes!

Entre em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores ações de endomarketing para sua empresa!

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