Entenda o conceito e conheça os principais passos para implementar o endomarketing no seu negócio!
Endomarketing é uma ferramenta poderosa para empresas que prezam por um bom ambiente de trabalho, a partir de ações de integração e engajamento dos funcionários. Em uma estratégia eficiente, é possível melhorar a motivação e a produtividade dos colaboradores, além de atrair e reter talentos.
Nesse sentido, empresas com programas de reconhecimento eficientes têm 31% menos demissões voluntárias.
Além disso, organizações que investem em uma cultura forte e eficiente de reconhecimento têm 60% de aumento no engajamento dos colaboradores.
Esses dados são um compilado de um material produzido pelo ENDOMARKETING.TV sobre os principais motivos para reconhecer o colaborador.
Contudo, o reconhecimento não é a única ação de endomarketing para as empresas que desejam ter ambientes saudáveis. Conheça as principais práticas:
- Benefícios para os funcionários
- Comunicação interna
- Treinamento e desenvolvimento
- Plano de carreira
- Clima organizacional
- Eventos de integração
- Pesquisa de satisfação
- Reconhecimento ao colaborador
Continue a leitura deste conteúdo e saiba como implantar o endomarketing no seu negócio!
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Passo a passo para implementar o endomarketing na sua empresa
Crie a área de endomarketing
O primeiro passo é criar a área de endomarketing ou até contratar o serviço de maneira terceirizada.
Para isso, é necessário que esse setor integre as áreas de RH e marketing da sua empresa, com profissionais qualificados nessas duas disciplinas.
Conheça seus funcionários
Em seguida, é preciso estudar bem o perfil de funcionários da sua empresa, entender suas necessidades, para desenvolver um plano de ação para que as estratégias de endomarketing sejam efetivas.
Defina os objetivos e a estratégia
Tão importante quanto conhecer os profissionais da sua empresa é definir os objetivos e as ações para conseguir esses resultados esperados.
Neste ponto, é preciso estruturar o planejamento e as ações de acordo com o perfil dos seus colaboradores, para que gerem o engajamento necessário.
Coloque em prática
Dentre as principais ações de endomarketing, as mais comuns são:
- Comunicação interna (e-mails, mural, portal interno, entre outros)
- Palestras e workshops
- Treinamentos e capacitação contínua
- Programas de reconhecimento
- Benefícios corporativos
Analise os resultados
Por fim, é fundamental analisar periodicamente as métricas para entender se as ações geram os resultados esperados e, mais do que isso, se os profissionais estão satisfeitos com a empresa e o ambiente de trabalho.
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Conheça a JGP Brand
Agora que você já sabe o que é endomarketing, bem como os principais passos para implementá-lo na sua empresa, chegou o momento de colocar tudo em prática.
Nesse sentido, a JGP Brand pode te ajudar! Temos toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de endomarketing para o seu negócio.
Do planejamento até a implementação, trabalhamos para entregar os melhores resultados para os nossos clientes!
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