Além de saber o que é persona, conheça todas as principais etapas para construir o perfil de cliente ideal da sua marca
“O que é persona?” É uma pergunta comum entre profissionais que não são da área de marketing digital, especialmente de conteúdo, mas é um conceito que deve ser levado em consideração em um universo corporativo cada vez mais competitivo.
Por isso, vale explicar que persona é uma representação do cliente ideal para comprar o produto ou serviço de uma empresa. Ou seja, um personagem que ajuda uma organização a investir tempo e dinheiro de maneira estratégica para atingir seu potencial consumidor.
A partir do desenvolvimento adequado da persona de uma marca, é possível trabalhar para obter resultados sólidos como, aumento das vendas, melhora da lucratividade, fortalecimento de marca e muito mais.
Em uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, ter a persona bem definida é fundamental para saber qual é a melhor linguagem verbal e visual para atingir esse público de maneira assertiva e que traga o engajamento esperado.
No caso do design, a persona também pode ser aplicada para que os profissionais possam desenvolver interfaces atrativas e que convertam de aplicativos móveis, sites, artes de redes sociais, email marketing, banners, entre diversas outras possibilidades que o universo digital oferece.
Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre a importância da persona para sua empresa. Boa leitura!
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Como criar a persona da minha marca?
Antes de exemplificar com um passo a passo, é importante explicar que a persona é diferente para cada empresa, mesmo que seja um concorrente do mesmo segmento, pois ainda que tenha algumas características semelhantes, cada marca tem sua personalidade própria e isso se reflete no potencial cliente.
Agora, saiba quais são as principais perguntas que precisam ser respondidas para desenvolver a persona da sua marca.
- Nome fictício
- Idade
- Cargo que ocupa
- Gênero
- Escolaridade
- Desafios pessoais e profissionais
- Motivação para procurar o seu produto ou serviço
- O que influenciou na decisão de procurar sua marca
- Quais são os principais canais em que costuma consumir conteúdo
- Qual é o tipo de conteúdo que mais consome (texto, vídeo, áudio)
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Qual é a importância da criação da persona para minha empresa?
Construir uma relação de engajamento com potenciais clientes, além do fortalecimento da marca, é uma das estratégias do time de marketing de uma empresa, especialmente dos criadores de conteúdos.
Contudo, para ter uma marca forte, sólida e com relacionamento maduro com os potenciais clientes, é preciso que todas as ações sejam planejadas e estruturadas com base nas características desta persona.
Assim, ao criar ações assertivas para as pessoas certas, sua marca atende aos anseios do seu potencial consumidor e as chances de fechar novos negócios aumentam consideravelmente.
Por isso, trace o perfil do seu cliente ideal respondendo todas as perguntas que apontamos no tópico anterior e, caso tenha mais informações relevantes, enriqueça o material da sua persona.
Afinal, quanto mais dados, melhor será o resultado das estratégias de atração, captação e fidelização de clientes.
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Agora que você já sabe o que é persona e as principais etapas para construir o perfil de cliente ideal do seu negócio, chegou o momento de colocar tudo em prática.
No entanto, talvez seja melhor contar com os serviços de uma agência especializada nesse tipo de serviço.
Para atender a esta demanda, a JGP Brand está pronta para te ajudar. Contamos com profissionais qualificados para desenvolver as melhores estratégias de marketing para sua marca.
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