fbpx

O que é ChatGPT e qual o seu impacto no marketing de conteúdo?

Entenda o motivo da grande repercussão em cima do ChatGPT e saiba como a ferramenta pode ser utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo

Desde o início de 2023, o ChatGPT é um dos assuntos mais abordados e repercutidos no universo da tecnologia e com reflexos em diversas áreas, como mais recentemente no universo do marketing de conteúdo.

Isso porque essa ferramenta de chatbot baseada em inteligência artificial e aprendizagem contínua se mostrou capaz de descobrir, cruzar e elaborar novas informações de maneira surpreendentemente eficaz.

Com isso, o mercado passou a perguntar se o ChatGPT é capaz de substituir produtores de conteúdo e até o Google em um futuro próximo.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre o que é essa ferramenta e qual é o seu possível impacto no marketing de conteúdo. Boa leitura!

Saiba também: Marketing de conteúdo: vale a pena investir em 2023?

Entenda o que é o ChatGPT

O ChatGPT, como o próprio nome já diz, é um chatbot, baseado em inteligência artificial, desenvolvido para simular uma experiência de conversação entre empresas e clientes.

Na prática, um consumidor pergunta ou solicita o que quiser sobre os serviços ou produtos de uma marca e a ferramenta rapidamente responde, de maneira autônoma, com precisão e eficiência.

Contudo, o sucesso e o alarde que o mundo da tecnologia tem feito em cima da ferramenta é, justamente, por conta dessa precisão, eficiência e originalidade nas respostas.

Isso porque, enquanto serviços tradicionais, como Google Assistente, Alexa e Siri, detectam e reproduzem trechos de conteúdos publicados na maioria das perguntas, o chatbot da OpenAI é capaz de criar respostas originais automaticamente em todas as interações.

Vale dizer ainda que o ChatGPT foi criado pela OpenAI, instituição sem fins lucrativos que desenvolve e promove soluções amigáveis de inteligência artificial para o mundo.

A organização, que teve Elon Musk como um dos fundadores, agora tem a Microsoft como principal investidora.

Leia mais: Google lança nova atualização de conteúdo útil: saiba o que esperar!

Descubra quais são os possíveis impactos da ferramenta no marketing de conteúdo

Apesar do receio de profissionais de marketing de conteúdo, o ChatGPT não representa uma ameaça à profissão. Isso porque a ferramenta, apesar dos resultados surpreendentes, entrega qualidade inferior ao conteúdo produzido por humanos.

Além disso, os materiais produzidos de maneira autônoma são menos eficazes para engajar o público.

Por fim, os mecanismos de busca têm penalizado conteúdos produzidos por recursos de inteligência artificial.

Diante disso, o real impacto do ChatGPT no marketing de conteúdo é funcionar como uma ferramenta de apoio na produção dos materiais, a partir das seguintes funcionalidades:

  • Gerar ideias de pautas
  • Revisar conteúdos para encontrar possíveis erros gramaticais
  • Indicar palavras-chave
  • Criar legendas

Você pode se interessar também por: Marketing digital: o que esperar do comportamento do consumidor em 2023?

Conheça a JGP Brand e tenha as melhores estratégias de marketing digital para sua empresa!

Agora que você já sabe o que é ChatGPT, bem como o seu possível impacto no marketing de conteúdo, chegou o momento de conhecer uma agência que desenvolve as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio.

Para atender a esta demanda, a JGP Brand está pronta para te ajudar. Contamos com profissionais qualificados e experientes para desenvolver as melhores estratégias de marketing para sua marca.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa!

Share this post

Recent Posts

About

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et. 

Newsletter
Subscribe for our monthly newsletter to stay updated

Fale conosco

(11) 3280-9790

Se preferir escrever...

fale@jgpbrand.com.br