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Criação de demanda: saiba o que é a nova tendência do marketing digital

Saiba como a criação de demanda é uma estratégia que gera interesse, educa seu público e otimiza seu funil de vendas, para conquistar vantagem competitiva e construir relacionamentos duradouros

Você já ouviu falar em criação de demanda? Essa é a nova tendência do marketing digital que está revolucionando a maneira como as empresas atraem e conquistam clientes na era digital.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é a criação de demanda e como essa estratégia pode impulsionar o seu negócio online. Boa leitura!

Saiba também: Tráfego pago: o que é remarketing?

O que é criação de demanda?

Criação de demanda é uma estratégia de marketing que visa despertar o interesse e a necessidade dos consumidores por determinado produto ou serviço, mesmo que ainda não estejam cientes dessa demanda.

Em outras palavras, geração de demanda é uma abordagem proativa que busca criar uma necessidade onde antes não existia.

Ao contrário da abordagem tradicional de marketing, que foca em atender uma necessidade já existente, a criação de demanda parte do princípio de que os consumidores nem sempre sabem o que precisam ou desejam.

Por isso, a estratégia busca educar, informar e influenciar o público-alvo, mostrando como um determinado produto ou serviço pode resolver seus problemas ou satisfazer suas necessidades.

Leia mais: Marketing digital: o que esperar do comportamento do consumidor em 2023?

Como funciona a criação de demanda?

Essa estratégia envolve diversas táticas e ações de marketing digital, que são implementadas em conjunto para atrair a atenção do público e guiá-lo pelo funil de vendas. Confira a seguir algumas das principais etapas do processo.

Identificação de oportunidades

A primeira etapa da criação de demanda é identificar oportunidades de mercado, ou seja, detectar nichos ou segmentos que possam se beneficiar do seu produto ou serviço, mas que ainda não são atendidos plenamente pela concorrência.

Produção de conteúdo relevante

Em seguida, o conteúdo é uma peça-chave na estratégia de geração de demanda. Aqui, é preciso produzir materiais relevantes, informativos e educativos, que abordem os problemas e as necessidades da persona, e que mostre como o seu produto ou serviço pode ajudar a resolvê-los.

Para se ter ideia, de acordo com estudo realizado pelo TAS Group, 95% dos consumidores preferem as empresas que oferecem muito conteúdo e as ajudam em cada etapa do processo de venda.

Distribuição estratégica de conteúdo

Após a produção de conteúdo, é necessário distribuí-lo estrategicamente nos canais de comunicação utilizados por sua persona, como redes sociais, blogs, sites de busca, e-mails, entre outros.

É importante utilizar técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca) e estratégias de marketing de conteúdo para ampliar o alcance e visibilidade do conteúdo.

Nutrição de leads

A criação de demanda envolve também a nutrição de leads, ou seja, o relacionamento com os potenciais clientes ao longo do funil de vendas.

Nesta etapa, é necessário manter um contato constante, a partir da oferta de conteúdo relevante e personalizado, para educá-los e prepará-los para a compra.

Monitoramento e análise de resultados

Por fim, é fundamental monitorar e analisar os resultados da estratégia de criação de demanda, identificando o que funciona e o que precisa ser ajustado.

Para isso, é preciso utilizar ferramentas de análise de dados e métricas de marketing para medir o desempenho da estratégia e promover ajustes quando necessário.

Veja também: O que é persona e qual a importância para a comunicação da sua marca?

Conheça os benefícios da criação de demanda

A criação de demanda traz diversos benefícios para as empresas que a utilizam como estratégia de marketing digital. Conheça alguns dos principais a seguir!

Geração de demanda proativa

Ao criar a demanda, a empresa não fica dependente apenas das demandas já existentes no mercado, já que essa estratégia é capaz de criar interesse e necessidade nos consumidores, ampliando o público potencial e gerando oportunidades de negócio que talvez não existissem antes.

Diferenciação da concorrência

Ao educar e informar o público-alvo, a empresa se diferencia da concorrência, posicionando-se como uma autoridade no assunto, o que ajuda a criar uma vantagem competitiva, destacando-se como referência e influenciando a decisão de compra dos consumidores.

Construção de relacionamento duradouro

A criação de demanda envolve o relacionamento constante com o público-alvo, o que permite construir uma relação de confiança e fidelidade ao longo do tempo.

Assim, essa estratégia permite construir uma base de clientes mais fiel e engajada, que está mais propensa a realizar compras repetidas e recomendar a empresa para outros potenciais consumidores.

Otimização do funil de vendas

Essa estratégia também permite guiar o público-alvo pelo funil de vendas, nutrindo os leads e preparando-os para a compra.

Desta maneira, é possível otimizar o processo de vendas, tornando-o mais eficiente e reduzindo o tempo e o esforço necessários para fechar negócios.

Mensuração de resultados

A criação de demanda é uma estratégia mensurável, que permite acompanhar os resultados em termos de alcance, engajamento, conversão e ROI (Retorno sobre Investimento).

Isso permite avaliar a efetividade da estratégia e fazer ajustes para melhorar o desempenho ao longo do tempo.

Você pode se interessar também por: Copywriting: como usar gatilhos mentais para vender

Conheça a JGP Brand

Como visto, a criação de demanda é uma nova tendência do marketing digital que busca proativamente criar interesse e necessidade nos consumidores, ampliando as oportunidades de negócio para as empresas.

É uma estratégia que envolve produção de conteúdo relevante, distribuição estratégica, nutrição de leads e análise de resultados, com o objetivo de gerar benefícios como geração de demanda proativa, diferenciação da concorrência, construção de relacionamento duradouro, otimização do funil de vendas e mensuração de resultados.

Se você busca impulsionar o seu negócio online, considere a criação de demanda como uma estratégia inovadora e eficiente de marketing digital.

Para isso, a JGP Brand pode te ajudar! Temos toda expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing digital para gerar valor ao seu negócio.

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