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Como usar o storytelling no branding da sua marca: melhores práticas para contar histórias envolventes

Saiba como usar o storytelling no branding da sua empresa para conquistar e fidelizar clientes, bem como desenvolver a solidez da sua marca!

Você sabe como usar o storytelling no branding da sua marca? O storytelling tem se tornado uma ferramenta poderosa no mundo do branding, pois permite que as marcas se conectem emocionalmente com seu público-alvo.

Afinal, contar histórias envolventes não apenas ajuda a transmitir a mensagem da marca, mas também cria uma experiência vívida e duradoura para os consumidores.

Nesse sentido, em estudo da Nielsen, foi revelado que os anúncios desenvolvidos a partir de histórias são mais eficazes do que peças puramente informativas.

Além disso, de acordo com pesquisa do Content Marketing Institute, 92% dos profissionais de marketing acreditam que o storytelling é uma parte essencial de suas estratégias de marketing de conteúdo.

Diante deste cenário, preparamos esse artigo sobre como usar o storytelling no branding da sua marca. Boa leitura!

Saiba também: Storytelling: entenda como aplicar essa estratégia

Descubra quais são as melhores práticas sobre como usar o storytelling no branding da uma empresa

Conheça sua marca e seu público

Antes de saber como usar o storytelling no branding da sua marca, é essencial ter uma compreensão clara da identidade de sua empresa e dos valores que ela representa.

Além disso, conhecer o seu público-alvo é fundamental para criar uma história que ressoe com eles.

Para isso, realize pesquisas de mercado, colete dados demográficos e psicográficos e identifique os principais pontos de conexão emocional entre a sua marca e o seu público.

Identifique sua mensagem central

Em seguida, pense em qual é a mensagem central que sua empresa deseja transmitir por meio da sua história?

Nessa etapa, identifique o objetivo que a sua organização deseja alcançar. Pode ser transmitir os valores da marca, apresentar uma solução para um problema comum ou até mesmo inspirar seus consumidores.

Em síntese, ter clareza sobre a mensagem central ajuda a direcionar a narrativa.

Crie personagens e situações envolventes

Como se sabe, as histórias são impulsionadas por personagens e situações interessantes.

Por isso, desenvolva personagens que sejam autênticos e que o seu público possa se identificar. Coloque-os em situações desafiadoras, emocionantes ou inspiradoras, para que sua história se desenrole de maneira cativante.

Lembre-se de que suas histórias devem ser relevantes para a sua marca e ressoar com o seu público.

Use elementos emocionais

As emoções têm um papel poderoso no storytelling, por isso, use elementos emocionais para criar uma conexão genuína com seu público. Explore sentimentos como alegria, tristeza, esperança, empatia ou humor.

Ao despertar emoções, sua marca irá criar uma conexão duradoura e vívida com seus consumidores.

Manter a consistência com a identidade da marca

Por fim, ainda sobre como usar o storytelling no branding, embora seja importante ser criativo e inovador ao contar histórias, é igualmente fundamental manter a consistência com a identidade da marca.

Por isso, as histórias devem ser contadas com os valores, a missão e a personalidade da marca. Isso ajuda a fortalecer a percepção do público em relação à sua empresa e a construir uma imagem autônoma.

Leia mais: Saiba o que é storytelling e sua importância para as estratégias de marketing

Conheça a JGP Brand

Agora que você já sabe como usar o storytelling no branding da sua marca, chegou o momento de colocar a mão na massa.

Mas, para isso, contar com ajuda profissional pode ser um ponto crucial para o sucesso da estratégia da sua empresa.

Nesse sentido, a JGP Brand pode te ajudar! Somos uma agência de marketing com toda a qualificação e experiência necessárias, bem como profissionaisaltamente capacitados para entregar os melhores resultados para o seu negócio.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba tudo o que podemos fazerpara sua empresa!

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