Conheça o atual panorama do mercado e entenda quais são as melhores práticas sobre como se preparar para a Black Friday
Como se preparar para a Black Friday? Essa é a pergunta de muitos gestores que querem aproveitar a segunda melhor data do varejo digital do ano, mas, muitas vezes, esbarram em obstáculos que poderiam ser evitados, principalmente, com planejamento.
Nesse sentido, é importante destacar que, em 2019, a Black Friday movimentou mais de R$ 3,2 bilhões em vendas online, segundo dados da Ebit-Nielsen. Nas lojas físicas, as vendas aumentaram 29,4%, em comparação ao ano anterior.
No entanto, com as mudanças nos comportamentos dos consumidores em função da pandemia, em 2020, os e-commerces registraram crescimento de 27,7% em comparação com 2019, de acordo com relatório da Neotrust/Compre&Confie.
Mas e para 2021, como se preparar para a Black Friday? É o que você confere a seguir!
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Como se preparar para a Black Friday em 2021?
Realize o planejamento
O primeiro passo sobre como se preparar para a Black Friday é desenvolver o planejamento com todas as ações que serão realizadas para a data, que em 2021 será no dia 26 de novembro.
Para isso, é importante levar em consideração alguns pontos, como:
- Analise os resultados da Black Friday do ano anterior
- Entenda oportunidades de melhoria
- Trace objetivos
- Desenvolva uma precificação agressiva e que ainda assim garanta bons lucros
- Realize todo o cronograma e planeje todas as ações de marketing para a data
- Prepare-se para possíveis imprevistos
Experiência do cliente em primeiro lugar
Após o planejamento, é hora de partir para as ações em si e, para isso, é fundamental pensar na experiência do cliente.
Neste caso, além das ofertas realmente atraentes, é preciso pensar em tópicos importantes como velocidade e usabilidade do site, além da qualidade do atendimento online.
Afinal, de nada adianta oferecer preços relevantes se o cliente não consegue finalizar uma compra ou tirar dúvidas sobre o produto ou serviço.
Nesse sentido, 74% dos consumidores mudam de empresa, caso achem o processo de compra muito difícil, segundo estudo divulgado pela emplifi.
Invista no atendimento ao cliente
Diante desses dados sobre a experiência do cliente, fica evidente a necessidade do investimento em bons canais de atendimento ao consumidor.
Na Black Friday, os canais de atendimento recebem um volume muito grande e, para oferecer a melhor experiência possível, é importante implementar até uma plataforma omnichannel, em que os seus colaboradores possam atender diversos consumidores em diferentes canais em um único sistema.
Seja honesto com o seu público
Outro ponto importante sobre como se preparar para a Black Friday diz respeito a disponibilizar promoções verdadeiras e nada de ofertas fakes, em que empresas aumentam o preço de serviços e produtos semanas antes, para ofertá-los pelo valor normal na Black Friday.
Atualmente, diversos órgãos reguladores acompanham o preço dos lojistas durante meses para evitar que os consumidores sejam prejudicados.
Então, seja honesto com o seu público e ofereça promoções de verdade!
Capacite seus colaboradores
Segundo a Microsoft, 96% dos clientes afirmam que o atendimento é importante no processo de se tornarem fiéis a uma marca.
Por isso, treine e capacite seus colaboradores para que, ainda que tenham um alto volume de trabalho, prezem sempre pelo atendimento humanizado, empático, ágil, personalizado e eficiente.
Tenha uma equipe de marketing dedicada
Por fim, também é essencial contar com uma equipe de marketing multidisciplinar para realizar desde o planejamento até a execução das ações e mensuração dos resultados da Black Friday.
Para isso, conte com profissionais especializados em planejamento, análise de dados, design, conteúdo, programação e atendimento para oferecer uma experiência de destaque aos seus clientes.
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Como visto, planejar e executar uma campanha para a Black Friday exigem profissionais dedicados e que possam proporcionar os resultados esperados pela sua organização.
Por isso, quando o assunto é como se preparar para a Black Friday, a JGP Brand é a parceira ideal para o seu negócio!
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