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Gatilhos mentais no marketing digital: como funciona essa estratégia?

Gatilhos mentais no marketing digital são estímulos psicológicos que influenciam o comportamento dos consumidores. Saiba mais aqui!

Os gatilhos mentais no marketing digital são superimportantes no atual momento ultracompetitivo que o universo digital apresenta.

Para contextualizar, nos últimos conteúdos, temos discutido bastante por aqui estratégias de marketing digital eficazes, para despertar o interesse e influenciar as decisões dos consumidores, em um cenário no qual a competição pela atenção do público é cada vez mais acirrada.

Diante disso, os gatilhos mentais são estímulos psicológicos que influenciam o comportamento humano de forma inconsciente, levando as pessoas a agirem de determinada maneira.

Esses estímulos ativam impulsos emocionais, desejos e necessidades, o que faz os indivíduos a tomar decisões muitas vezes de maneira automática, sem uma análise racional completa.

No cenário do marketing digital, os gatilhos mentais são utilizados para persuadir os consumidores a realizarem determinadas ações, como comprar um produto, inscrever-se em uma newsletter ou compartilhar conteúdo nas redes sociais.

Na prática, esses estímulos são empregados em diversos elementos, desde no design de um site até no conteúdo de uma campanha publicitária, com o objetivo de aumentar as taxas de conversão e o engajamento da audiência.

Para se ter ideia, conforme a pesquisa “The State of Inbound Marketing 2023”, do HubSpot, 82% dos profissionais de marketing usam gatilhos mentais em suas estratégias, sendo que os mais utilizados são:

  • Prova social (80%)
  • Escassez e urgência (75%)
  • Reciprocidade (70%)
  • Autoridade (65%)
  • Aversão à perda (60%)

Um dos principais motivos para a implementação dessa estratégia é que os gatilhos mentais no marketing digital geram um aumento de 15% nas conversões.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre o uso de gatilhos mentais no marketing digital. Boa leitura!

Saiba também: O que é o funil de conteúdo e como utilizá-lo?

Conheça quais são os principais gatilhos mentais no marketing digital

Escassez

Entre as opções de gatilhos mentais no marketing digital, a percepção de escassez de um produto ou serviço pode levar os consumidores a agirem rapidamente, com medo de perder a oportunidade.

Então, técnicas como “oferta por tempo limitado” ou “últimas unidades disponíveis” são exemplos de como esse gatilho pode ser aplicado.

Autoridade

Em seguida, as pessoas tendem a seguir e confiar em figuras de autoridade.

Por isso, a associação de uma marca a especialistas ou celebridades do setor pode aumentar sua credibilidade e influenciar as decisões de compra.

Prova social

O comportamento das pessoas também é influenciado pela observação das ações dos outros.

Na prática, depoimentos de clientes satisfeitos, avaliações positivas e números de seguidores em redes sociais são exemplos de como a prova social pode ser utilizada para gerar confiança e atrair novos consumidores.

Urgência

A criação de um senso de urgência, como “promoção válida apenas hoje” ou “estoque limitado”, motiva os consumidores a agirem imediatamente, temendo perder a oportunidade.

Reciprocidade

As pessoas tendem a retribuir favores ou gestos de cortesia. Oferecer brindes, amostras grátis ou conteúdo exclusivo desenvolve um sentimento de gratidão nos consumidores, levando-os a realizar uma compra.

Saiba como é a aplicação prática dos gatilhos mentais

Ao criar uma estratégia de marketing digital, é preciso identificar quais gatilhos mentais são mais relevantes para a persona e como podem ser integrados de maneira eficaz nos diversos pontos de contato da sua marca com os consumidores.

Na prática, esse recurso pode ser implementado desde no design do site e na redação de anúncios até na segmentação de campanhas e no desenvolvimento de conteúdo.

Por exemplo, uma loja online de roupas pode utilizar o gatilho da escassez ao destacar a quantidade limitada de um determinado item em estoque. Ao mesmo tempo, pode aproveitar o princípio da autoridade ao apresentar depoimentos de estilistas renomados recomendando os produtos da marca.

Você pode se interessar também por: Descubra como usar o marketing de mídia social para a conscientização de marca

Conheça a JGP Brand e tenha as melhores estratégias digitais para sua empresa

Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas no arsenal do marketing digital, capazes de influenciar as decisões dos consumidores e impulsionar o sucesso de uma campanha ou estratégia.

Para aplicar uma estratégia de gatilhos mentais no marketing digital da sua empresa, a JGP Brand pode te ajudar! Somos uma agência de marketing com toda a qualificação e experiência necessárias, bem como profissionaisaltamente capacitados para entregar os melhores resultados para o seu negócio.

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