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Marketing digital: conheça 5 erros na criação de conteúdo

A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair consumidores por meio de materiais relevantes que sejam úteis para determinada persona. Saiba mais!

A criação de conteúdo é um dos principais fundamentos que trazem sucesso às estratégias de marketing digital das empresas, pois tem papel de atrair e fidelizar clientes, criar relacionamento com as personas, além de informar e engajar o público a respeito de produtos, serviços e do nicho de mercado em geral.

Contudo, alguns erros, como copiar materiais de outras empresas, não entregar informações de valor e focar em quantidade, podem prejudicar a credibilidade e impactar negativamente os resultados de marketing de uma marca.

Diante disso, preparamos esse artigo com os principais erros na criação de conteúdo. Boa leitura!

Saiba também: Palavras-chave: conheça a importância no marketing digital

Entenda o que é a criação de conteúdo no marketing digital

A criação de conteúdo no marketing digital é o processo de desenvolver material valioso e relevante, como textos, imagens, vídeos, infográficos, entre outros formatos, com o objetivo de atrair e engajar o público-alvo de uma empresa ou marca. Ou seja, o foco não é ir até o cliente, mas deixar que o cliente venha até a sua empresa.

Além disso, essa estratégia é baseada em fornecer informações úteis e interessantes para o público, ao invés de apenas promover produtos ou serviços diretamente.

Dessa forma, a criação de conteúdo pode ajudar a construir autoridade e confiança para uma marca, aumentar o tráfego do site, gerar leads e, por fim, melhorar as vendas.

No mais, essa prática envolve os seguintes pontos:

  • Identificação das necessidades e dos interesses da persona
  • Escolha do formato e do canal mais adequado para a distribuição do conteúdo
  • Definição de uma estratégia de distribuição e divulgação
  • Mensuração dos resultados obtidos

Por fim, é importante também estar atento às tendências e mudanças no comportamento do consumidor e do mercado para criar conteúdos relevantes e impactantes.

Nesse contexto, temos também um material que pode te ajudar: “Marketing digital: o que esperar do comportamento do consumidor em 2023?

Leia mais: Conheça os novos padrões de anúncios do Google Ads

Descubra quais são os 5 principais erros na criação de conteúdo

1.   Falta de clareza

Um dos principais erros na criação de conteúdo para a estratégia de marketing digital é a ausência de clareza.

Nesse ponto, é importante ter um objetivo claro ao criar conteúdo. Muitas vezes, o conteúdo é desenvolvido sem uma meta definida ou um público-alvo específico, o que pode resultar em uma mensagem confusa ou sem propósito claro.

2.   Ausência de valor

Além disso, o material produzido deve entregar valor aos usuários. Se o conteúdo não for útil ou interessante, as personas não terão motivação para lê-lo ou assisti-lo.

Por isso, a dica é sempre criar conteúdo que resolva problemas ou forneça informações valiosas.

3.   Não usar uma linguagem adequada ao público

Também é importante usar uma linguagem adequada ao público-alvo, evitando termos técnicos ou informais demais, o que pode dificultar a compreensão.

4.   Ignorar SEO

Ainda sobre os principais erros na criação de conteúdo, as práticas de SEO (otimização para os mecanismos de busca) ajudam a aumentar a visibilidade do conteúdo nos resultados de pesquisa.

Porém, se o conteúdo não for otimizado para o controle de busca, pode ser difícil para o público encontrar o material da sua empresa.

5.   Não mensurar resultados

Por fim, a mensuração dos resultados é essencial para avaliar o sucesso do conteúdo. Caso sua marca não acompanhe as métricas, não saberá se o material produzido atinge os objetivos ou se precisa ser aprimorado.

Diante disso, é fundamental acompanhar o tráfego do site, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e outros indicadores relevantes para sua estratégia de marketing.

Você pode se interessar também por: Conteúdo digital: quantidade x qualidade

Conheça a JGP Brand e tenha uma estratégia de marketing completa para sua empresa!

Agora que você já sabe quais são os principais erros na criação de conteúdo, chegou o momento de desenvolver uma estratégia completa para o seu negócio.

Para isso, é preciso contar com um time de profissionais qualificados e experientes em marketing, que saibam executar todas as etapas da estratégia, do planejamento à mensuração de resultados e promoção de melhorias.

Nesse sentido, a JGP Brand está pronta para te ajudar! Temos toda expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio.

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