A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem o objetivo de atrair consumidores por meio de materiais relevantes que sejam úteis para determinada persona. Saiba mais!
A criação de conteúdo é um dos principais fundamentos que trazem sucesso às estratégias de marketing digital das empresas, pois tem papel de atrair e fidelizar clientes, criar relacionamento com as personas, além de informar e engajar o público a respeito de produtos, serviços e do nicho de mercado em geral.
Contudo, alguns erros, como copiar materiais de outras empresas, não entregar informações de valor e focar em quantidade, podem prejudicar a credibilidade e impactar negativamente os resultados de marketing de uma marca.
Diante disso, preparamos esse artigo com os principais erros na criação de conteúdo. Boa leitura!
Saiba também: Palavras-chave: conheça a importância no marketing digital
Entenda o que é a criação de conteúdo no marketing digital
A criação de conteúdo no marketing digital é o processo de desenvolver material valioso e relevante, como textos, imagens, vídeos, infográficos, entre outros formatos, com o objetivo de atrair e engajar o público-alvo de uma empresa ou marca. Ou seja, o foco não é ir até o cliente, mas deixar que o cliente venha até a sua empresa.
Além disso, essa estratégia é baseada em fornecer informações úteis e interessantes para o público, ao invés de apenas promover produtos ou serviços diretamente.
Dessa forma, a criação de conteúdo pode ajudar a construir autoridade e confiança para uma marca, aumentar o tráfego do site, gerar leads e, por fim, melhorar as vendas.
No mais, essa prática envolve os seguintes pontos:
- Identificação das necessidades e dos interesses da persona
- Escolha do formato e do canal mais adequado para a distribuição do conteúdo
- Definição de uma estratégia de distribuição e divulgação
- Mensuração dos resultados obtidos
Por fim, é importante também estar atento às tendências e mudanças no comportamento do consumidor e do mercado para criar conteúdos relevantes e impactantes.
Nesse contexto, temos também um material que pode te ajudar: “Marketing digital: o que esperar do comportamento do consumidor em 2023?”
Leia mais: Conheça os novos padrões de anúncios do Google Ads
Descubra quais são os 5 principais erros na criação de conteúdo
1. Falta de clareza
Um dos principais erros na criação de conteúdo para a estratégia de marketing digital é a ausência de clareza.
Nesse ponto, é importante ter um objetivo claro ao criar conteúdo. Muitas vezes, o conteúdo é desenvolvido sem uma meta definida ou um público-alvo específico, o que pode resultar em uma mensagem confusa ou sem propósito claro.
2. Ausência de valor
Além disso, o material produzido deve entregar valor aos usuários. Se o conteúdo não for útil ou interessante, as personas não terão motivação para lê-lo ou assisti-lo.
Por isso, a dica é sempre criar conteúdo que resolva problemas ou forneça informações valiosas.
3. Não usar uma linguagem adequada ao público
Também é importante usar uma linguagem adequada ao público-alvo, evitando termos técnicos ou informais demais, o que pode dificultar a compreensão.
4. Ignorar SEO
Ainda sobre os principais erros na criação de conteúdo, as práticas de SEO (otimização para os mecanismos de busca) ajudam a aumentar a visibilidade do conteúdo nos resultados de pesquisa.
Porém, se o conteúdo não for otimizado para o controle de busca, pode ser difícil para o público encontrar o material da sua empresa.
5. Não mensurar resultados
Por fim, a mensuração dos resultados é essencial para avaliar o sucesso do conteúdo. Caso sua marca não acompanhe as métricas, não saberá se o material produzido atinge os objetivos ou se precisa ser aprimorado.
Diante disso, é fundamental acompanhar o tráfego do site, engajamento nas redes sociais, taxa de conversão e outros indicadores relevantes para sua estratégia de marketing.
Você pode se interessar também por: Conteúdo digital: quantidade x qualidade
Conheça a JGP Brand e tenha uma estratégia de marketing completa para sua empresa!
Agora que você já sabe quais são os principais erros na criação de conteúdo, chegou o momento de desenvolver uma estratégia completa para o seu negócio.
Para isso, é preciso contar com um time de profissionais qualificados e experientes em marketing, que saibam executar todas as etapas da estratégia, do planejamento à mensuração de resultados e promoção de melhorias.
Nesse sentido, a JGP Brand está pronta para te ajudar! Temos toda expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio.
Construímos histórias encantadoras sobre sua empresa para o seu cliente, para gerar o sentimento de necessidade de aquisição dos seus serviços ou produtos.
Entre em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores ações de marketing para o seu negócio!