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Marketing para a área da saúde: como fazer?

Conheça os limites legais e os principais passos para desenvolver uma estratégia eficiente de marketing para a área da saúde

Assim como em qualquer segmento do mercado, o marketing para a área da saúde é fundamental para conquistar e reter pacientes.

No entanto, existem limitações legais do setor que precisam ser respeitadas para que profissionais e instituições não sofram punições pelos órgãos reguladores.

Para isso, é importante estudar as regras e assim elaborar estratégias e ações para oferecer informação de qualidade, educar o público, além de conquistar e fidelizar pacientes.

Diante deste contexto, preparamos esse conteúdo com as principais etapas, bem como, com os limites definidos pelo Conselho Federal de Medicina para desenvolver as melhores estratégias de marketing para a área da saúde. Confira a seguir!

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Conheça os limites legais do marketing para a área da saúde

Antes de desenvolver o planejamento e ações de marketing para a área da saúde, é preciso conhecer os limites legais do setor.

Dentre as regras, as principais são:

É proibido utilizar fotos de pacientes, mesmo com autorização, para demonstração de resultados de tratamentos em folders, anúncios impressos, na TV e na internet.

Desde 2015, é possível divulgar o endereço e o telefone de instituições de saúde nas redes sociais. No entanto, é preciso tomar cuidado para não adotar tons sensacionalistas e apelativos.

Todo material impresso deve conter o nome do médico, a especialidade ou área de atuação, CRM local e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

No caso de pessoa jurídica, o material deve apresentar o nome e o CRM do responsável técnico.

Expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” são proibidas e passíveis de punição.

São proibidos anúncios com divulgação de preços de procedimentos, formas de pagamento e de parcelamento, além de descontos como diferencial de serviços.

Para garantir que a sua estratégia de marketing esteja de acordo com as regras estabelecidas pelo CFM, o próprio conselho disponibiliza um manual com os critérios norteadores da propaganda em Medicina.

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Saiba como planejar ações de marketing para sua instituição de saúde

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para ter sucesso nas ações de marketing para a área da saúde é a definição de objetivos.

Nesta etapa, é importante definir metas como:

Conquistar pacientes

Fidelizar os pacientes atuais

Informar e educar o seu público sobre tratamentos e doenças

Divulgar novos procedimentos aprovados pelo CFM

Realize o planejamento e elabore as ações que irá utilizar

Em seguida, é a hora de estruturar o planejamento e as ações de publicidade que serão utilizadas pela sua instituição de saúde.

Para isso, é necessário pensar nas principais estratégias de marketing e como utilizá-las no seu segmento. Confira algumas possibilidades:

Marketing de Conteúdo

Email Marketing

Redes sociais

Site

Eventos

Links patrocinados

Prepare os canais da sua instituição de saúde

O próximo passo é preparar os canais da sua instituição para começar a divulgar as ações de marketing para a área da saúde.

Na prática, antes de começar a realizar essas ações, é preciso desenvolver a identidade visual da sua organização, criar os perfis nas redes sociais e o blog, caso opte por utilizá-lo.

Também é importante utilizar ferramentas que auxiliem o trabalho do dia a dia, como calendário editorial para as redes sociais, programas para agendamento de publicações e muito mais!

Conte com ajuda especializada

Para obter o sucesso almejado com as ações de marketing para a área da saúde é fundamental contar com profissionais experientes.

Neste caso, contratar uma agência especializada pode ser o diferencial para sua instituição de saúde. Isso porque uma agência tem toda a expertise necessária para realizar todas as etapas, do planejamento até a mensuração de resultados.

Você pode se interessar por: Saiba o que é storytelling e sua importância para as estratégias de marketing

Conheça a JGP Comunicação

Como visto, contar com a ajuda de profissionais especializados é fundamental para ter sucesso na estratégia de marketing para a área da saúde.

Para isso, a JGP Brand está pronta para te ajudar! Temos toda expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor à sua instituição de saúde.

Construímos histórias encantadoras para gerar o sentimento de necessidade de aquisição dos seus serviços ou produtos.

Conheça nossos cases de sucesso, entre em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores ações de marketing para sua organização!

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