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Métricas de Redes Sociais: como analisar

De alcance e tráfego até ROI e taxa de conversão, conheça as principais métricas de redes sociais

As métricas de redes sociais são essenciais para medir o desempenho das campanhas realizadas nesses canais, entender as ações de sucesso e as que precisam de melhorias, além de obter insights relevantes sobre o comportamento do público de uma empresa.

Nesse sentido, vale destacar que, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, sete em cada dez empresas atuam nas redes sociais, com o objetivo de impulsionar suas vendas.

Além disso, de acordo com o Panorama das Agências Digitais 2022, 71,8% das agências apostam em ampliar seu budget para crescer mais em 2022, já que em 2021, a quantidade de clientes nas agências de marketing digital aumentou em 57,9%.

Mas, para que todo esse investimento tenha o retorno esperado, é preciso saber analisar as métricas de redes sociais, bem como saber o que fazer com esses dados.

Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais métricas e como analisá-las. Boa leitura!

Veja também: Saiba a importância do calendário editorial para as redes sociais

Conheça as principais métricas de redes sociais

Alcance

Dentre as principais métricas de redes sociais, o alcance aponta o número de perfis que foram impactados pelas publicações da sua marca.

Trabalhar para melhorar essa métrica é importante para construir o brand awareness, ou seja, o quanto uma empresa é reconhecida pelos consumidores.

Tráfego

Em seguida, o tráfego das redes sociais representa o número de usuários que os perfis da sua empresa levam para o seu site.

Vale destacar que o tráfego pode ser orgânico, por meio das publicações do dia a dia, ou pago, com anúncios e posts patrocinados.

Taxa de engajamento

Quando o assunto são as métricas de redes sociais, também é preciso mencionar a taxa de engajamento, que é um indicativo do nível de proximidade entre o público e a marca.

Para obter esse dado, deve-se dividir o total de interações pelo alcance do post, ou ainda pelo total de seguidores da página.

Vale pontuar que, dependendo do canal, essas interações podem ser curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens, por exemplo.

Resumidamente, a taxa de engajamento é essencial para entender os conteúdos que geram melhor desempenho.

Taxa de conversão

Além do engajamento, é necessário monitorar e analisar também a taxa de conversão. Afinal, com essa métrica é possível obter o percentual de usuários que realizam a ação desejada.

Esse dado também ajuda a entender os conteúdos que apresentam o melhor desempenho, bem como os que precisam ser melhorados.

CTR

O click-through rate (CTR), também conhecido por taxa de cliques, apresenta o percentual da quantidade de cliques em um anúncio dividido pelo número total de impressões, que é a quantidade de vezes que um conteúdo foi exibido aos usuários, mesmo que de maneira repetida.

O CTR é importante para entender se a publicação tem relevância para o público-alvo de uma empresa.

ROI

Por fim, o retorno sobre investimento (ROI) apresenta o retorno financeiro de uma campanha.

Para calculá-lo, deve-se somar a receita total proporcionada por um investimento, subtrair os custos e dividir esse resultado pelos custos.

Leia também: 5 principais erros cometidos por empresas nas redes sociais

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Agora que você conhece as principais métricas de redes sociais, deve ter ficado relevante a importância de uma equipe completa para realizar a gestão desses canais em uma empresa, certo?

É preciso ter profissionais especializados em marketing digital, como designers, publicitários e até jornalistas, para realizar esse trabalho de maneira profissional e assim entregar os resultados que o seu negócio precisa.

Nesse sentido, a JGP Brand tem toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio, desde o planejamento e produção de construção de posts para redes sociais até ações específicas para fortalecimento de marca.

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