Entenda o motivo da grande repercussão em cima do ChatGPT e saiba como a ferramenta pode ser utilizada nas estratégias de marketing de conteúdo
Desde o início de 2023, o ChatGPT é um dos assuntos mais abordados e repercutidos no universo da tecnologia e com reflexos em diversas áreas, como mais recentemente no universo do marketing de conteúdo.
Isso porque essa ferramenta de chatbot baseada em inteligência artificial e aprendizagem contínua se mostrou capaz de descobrir, cruzar e elaborar novas informações de maneira surpreendentemente eficaz.
Com isso, o mercado passou a perguntar se o ChatGPT é capaz de substituir produtores de conteúdo e até o Google em um futuro próximo.
Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre o que é essa ferramenta e qual é o seu possível impacto no marketing de conteúdo. Boa leitura!
Saiba também: Marketing de conteúdo: vale a pena investir em 2023?
Entenda o que é o ChatGPT
O ChatGPT, como o próprio nome já diz, é um chatbot, baseado em inteligência artificial, desenvolvido para simular uma experiência de conversação entre empresas e clientes.
Na prática, um consumidor pergunta ou solicita o que quiser sobre os serviços ou produtos de uma marca e a ferramenta rapidamente responde, de maneira autônoma, com precisão e eficiência.
Contudo, o sucesso e o alarde que o mundo da tecnologia tem feito em cima da ferramenta é, justamente, por conta dessa precisão, eficiência e originalidade nas respostas.
Isso porque, enquanto serviços tradicionais, como Google Assistente, Alexa e Siri, detectam e reproduzem trechos de conteúdos publicados na maioria das perguntas, o chatbot da OpenAI é capaz de criar respostas originais automaticamente em todas as interações.
Vale dizer ainda que o ChatGPT foi criado pela OpenAI, instituição sem fins lucrativos que desenvolve e promove soluções amigáveis de inteligência artificial para o mundo.
A organização, que teve Elon Musk como um dos fundadores, agora tem a Microsoft como principal investidora.
Leia mais: Google lança nova atualização de conteúdo útil: saiba o que esperar!
Descubra quais são os possíveis impactos da ferramenta no marketing de conteúdo
Apesar do receio de profissionais de marketing de conteúdo, o ChatGPT não representa uma ameaça à profissão. Isso porque a ferramenta, apesar dos resultados surpreendentes, entrega qualidade inferior ao conteúdo produzido por humanos.
Além disso, os materiais produzidos de maneira autônoma são menos eficazes para engajar o público.
Por fim, os mecanismos de busca têm penalizado conteúdos produzidos por recursos de inteligência artificial.
Diante disso, o real impacto do ChatGPT no marketing de conteúdo é funcionar como uma ferramenta de apoio na produção dos materiais, a partir das seguintes funcionalidades:
- Gerar ideias de pautas
- Revisar conteúdos para encontrar possíveis erros gramaticais
- Indicar palavras-chave
- Criar legendas
Você pode se interessar também por: Marketing digital: o que esperar do comportamento do consumidor em 2023?
Conheça a JGP Brand e tenha as melhores estratégias de marketing digital para sua empresa!
Agora que você já sabe o que é ChatGPT, bem como o seu possível impacto no marketing de conteúdo, chegou o momento de conhecer uma agência que desenvolve as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócio.
Para atender a esta demanda, a JGP Brand está pronta para te ajudar. Contamos com profissionais qualificados e experientes para desenvolver as melhores estratégias de marketing para sua marca.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos fazer pela sua empresa!