fbpx

Redes sociais e saúde mental: como reduzir o impacto?

Entenda como a relação entre redes sociais e saúde mental pode ser benéfica ou maléfica e conheça as principais práticas para não se tornar refém das plataformas

Em um mundo globalizado em que as coisas acontecem cada vez mais rápido, estar conectado é importante para se manter atualizado a nível pessoal e até profissional. No entanto, essa relação entre redes sociais e saúde mental exige cuidado para não desencadear em problemas sérios.

Nesse sentido, antes, é importante destacar que, atualmente, o Brasil registra 2 aparelhos digitais, cerca de 440 milhões de dispositivos, como notebook, tablet, smartphone ou pc, por habitante, segundo a FGV XPS.

Além disso, o meio mais utilizado para acessar a internet é o telefone celular, de acordo com dados do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).

A partir desse crescimento, as redes sociais deram um salto relevante nos últimos anos e, hoje, algumas profissões têm se tornado populares, como os influenciadores digitais e os youtubers, principalmente entre os mais jovens.

Entretanto, essa vida social virtual, baseada em superficialidade, com publicações de fotos e vídeos em festas, viagens e pessoas sempre felizes, por exemplo, retratam uma distorção da realidade.

Como consequência, essa relação entre redes sociais e saúde mental pode ser prejudicial às pessoas, principalmente os adolescentes.

Prova disso é que em estudo realizado pela Royal Society for Public Health (RSPH), 70% dos jovens revelaram que o Instagram faz com que eles se sintam inferior em relação à própria autoimagem e, quando a análise é somente entre as meninas, esse número sobe para 90%.

No entanto, isso não é motivo para excluir as redes sociais e viver em um universo “desconectado”. Segundo o mesmo levantamento, as redes sociais podem provocar efeito positivo. Mas, como isso é possível? É o que você confere a seguir!

Leia também: 5 principais erros cometidos por empresas nas redes sociais

Saiba como as redes sociais e saúde mental podem estar ligadas positivamente

Para que as redes sociais e saúde mental estejam ligadas positivamente na vida das pessoas, é importante conhecer como utilizá-las de maneira benéfica.

Antes disso, é importante destacar que, em 2019, os desenvolvedores do Instagram decidiram ocultar o número de likes em publicações justamente para evitar essa competição, que não é saudável e vai ao encontro das boas práticas sobre saúde mental e uso das redes sociais.

Neste contexto, todas as plataformas podem ser bem aproveitadas e, para isso, é importante seguir algumas regras. Confira:

  • Limite o tempo de utilização diário e não deixe que atrapalhe nas atividades cotidianas
  • Priorize perfis que informem, eduquem e agreguem valor
  • Filtre a fonte e avalie a veracidade das informações antes de divulgá-las
  • Não compartilhe memes nem conteúdos de cunho preconceituoso
  • Estimule o respeito ao próximo e não dissemine o cyberbullying
  • Monitore os sites que as crianças e adolescentes costumam visitar

Você pode se interessar por: Saiba a importância do calendário editorial para as redes sociais

Conheça a JGP Brand

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a relação, malefícios e benefícios, entre as redes sociais e saúde mental, é importante pensar nas estratégias de conteúdo digital para sua empresa.

Afinal, atualmente, é fundamental criar conteúdo que informe, eduque e agregue valor nas redes sociais, inclusive, no perfil do seu negócio.

Para isso, a JGP Brand tem toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio, desde o planejamento e produção de construção de posts para redes sociais até ações específicas para fortalecimento de marca.

Conheça nossos cases de sucessoentre em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores ações de marketing para sua empresa!

Share this post

Recent Posts

About

Pellentesque id velit ut ligula maximus gravida venenatis in turpis. In eu lacinia libero. Aenean nec aliquet dui. Sed tristique convallis sapien, semper porttitor mauris scelerisque et. 

Newsletter
Subscribe for our monthly newsletter to stay updated

Fale conosco

(11) 3280-9790

Se preferir escrever...

fale@jgpbrand.com.br