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Storytelling: entenda como aplicar essa estratégia

Confira os passos principais para construir uma boa narrativa e obter um storytelling de sucesso para sua empresa

Tempos atrás, escrevemos por aqui o artigo Saiba o que é storytelling e sua importância para as estratégias de marketing, em que fizemos uma breve introdução ao tema e sua importância para encantar clientes e estreitar o relacionamento com o consumidor final.

Assim como no conteúdo anterior, é importante destacar que, segundo dados divulgados pela Mindvalley Insights, organizações que implementam estratégias de storytelling melhoram as taxas de conversão de cliente em 8%.

Após essa breve introdução, hoje, queremos nos aprofundar um pouco mais em storytelling e por isso, preparamos esse artigo com os principais passos para aplicar essa estratégia. Confira!

Leia também: Saiba o que é e entenda como gerar leads

Confira as principais etapas para aplicar o storytelling nas ações de marketing da sua empresa

Tenha um objetivo

O primeiro passo para o sucesso do storytelling é saber exatamente qual é o objetivo da ação, que teoricamente deve levar o público do ponto A para o ponto B.

Na prática, um email marketing, por exemplo, deve ser estruturado para que as pessoas que recebam, não só leiam, como tomem uma ação no final, que pode ser testar um produto, baixar um conteúdo gratuito, marcar uma reunião, entre outros.

Conheça o seu público

Mas, para que esse email em que usamos como exemplo, engaje e faça com que as pessoas tomem a decisão esperada, é preciso conhecer profundamente esse público e entender exatamente suas dores, características e necessidades.

Assim, é possível passar para o próximo passo que é justamente definir a linguagem e o tom da mensagem.

Estruture a linguagem ideal

Um storytelling de sucesso é o que, além de todas etapas que aqui apresentamos, ainda demonstra segurança e confiança na mensagem que transmite.

Por isso, é preciso estudar minuciosamente o assunto que será abordado e, principalmente, utilizar a linguagem e o tom de voz que o seu público utiliza.

Essa familiaridade atrai rapidamente a atenção das pessoas e é uma etapa fundamental para que o objetivo da mensagem seja alcançado.

Estude e desenvolva a mensagem que deseja passar

Em seguida, chega o momento de colocar a mão na massa, de criar o conteúdo em si, seja para um artigo de blog, email marketing, newsletter, desenvolvimento de site, ebook e até mesmo para uma apresentação comercial.

Então, defina qual será a história que será contada, capriche nas explicações e utilize dados e informações de grandes players para referenciar e reforçar a sua mensagem.

Utilize o contraste de emoções

Uma estratégia que gera bastante resultado em storytelling é o contraste de emoções. Nesse ponto, use tons e dados negativos e positivos, apresentando uma possível situação ruim que pode ser equacionada com a solução positiva da sua empresa.

Tenha começo, meio e fim

Toda narrativa precisa ter começo, meio e fim, então lembre-se de não deixar de fora parte importante da sua mensagem.

Para isso, é importante trabalhar com as seguinte premissas:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão
  • Call to action

Prometa e cumpra

O fracasso de um storytelling, muitas vezes, se dá por promessas não cumpridas, como, por exemplo, em um artigo fictício “Diminua os gastos da sua empresa em 40%”, em que o conteúdo aborda boas práticas financeiras, mas não entrega exatamente como chegar nesse valor “anunciado”.

Por isso, colocar o resultado (final) logo no começo da sua mensagem é uma boa estratégia, desde que seja cumprida ao longo do material.

Saiba mais: Rebranding: o que é e quando é necessário?

Conte com a JGP Brand para criar o melhor storytelling para os seus clientes!

Como visto, desenvolver um storytelling no universo do marketing requer diversas técnicas e profissionais especializados para que a narrativa obtenha o sucesso esperado.

Para atender a essa demanda, a JGP Brand pode te ajudar!

Temos toda a expertise necessária, bem como profissionais altamente capacitados e treinados para elaborar as melhores estratégias de marketing para gerar valor ao seu negócio.

Inclusive, construímos histórias encantadoras sobre sua empresa para o seu cliente, que geram o sentimento de necessidade de aquisição dos seus serviços ou produtos.

Conheça nossos cases de sucesso, entre em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores ações de marketing para sua empresa!

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