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Tráfego orgânico: por que é importante para estratégias digitais em longo prazo?

Custo-benefício, escalabilidade, relevância e autoridade, entenda a importância do tráfego orgânico para as empresas!

Em um momento em que a concorrência pela atenção do usuário aumenta exponencialmente, uma estratégia robusta de tráfego orgânico tem se mostrado cada vez mais importante para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Por outro lado, o tráfego pago tem ficado cada vez mais caro para as empresas. E a tendência, com o fim dos cookies de terceiros em 2024, é que o valor médio para investimento no setor aumente ainda mais nos próximos anos.

Nesse sentido, de acordo com o levantamento “Digital advertising spending worldwide from 2021 to 2026”, somente em 2022, foram gastos 602 bilhões de dólares em anúncios digitais.

Diante disso, trabalhar o marketing orgânico é uma maneira inteligente de reduzir os custos e atrair visitantes naturalmente para o site da sua empresa.

Contudo, vale pontuar que o tráfego pago não deve ser deixado de lado, mas é importante investir também em tráfego orgânico para otimizar os recursos do seu negócio a longo prazo.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre a importância do tráfego orgânico para estratégias digitais a longo prazo. Confira a seguir!

Leia também: Tráfego orgânico ou tráfego pago: saiba qual é o melhor para sua empresa

Conheça os benefícios do tráfego orgânico para estratégias digitais em longo prazo!

Antes de conhecer os benefícios, é importante explicar que tráfego orgânico refere-se ao tráfego de visitantes que chegam ao seu site por meio de resultados de busca naturais (não pagos) nas ferramentas de pesquisa, como o Google.

Na prática, ter uma estratégia sólida de marketing orgânico em longo prazo é importante porque proporciona uma fonte sustentável e escalável de tráfego que pode ser tratada sem pagar por anúncios.

Ou seja, diferente do tráfego pago, que é gerado por meio de campanhas publicitárias que duram um determinado período, o tráfego orgânico pode continuar a crescer com o tempo, caso tenha uma estratégia consistente de otimização para palavras-chave e SEO.

Na prática, um dos principais recursos para obter tráfego orgânico é a partir da produção de conteúdo de alta qualidade que responda às perguntas e necessidades dos usuários e que tenha um alto potencial de ser classificado nas primeiras posições dos resultados de busca.

Além disso, o tráfego orgânico tem uma taxa de conversão maior do que a do tráfego pago, pois os usuários que chegam ao seu site por meio de pesquisas orgânicas são mais tolerantes a estar interessados ​​no que você tem a oferecer.

Consequentemente, isso pode levar a um aumento da receita e do ROI (retorno sobre o investimento) a longo prazo.

Por fim, o tráfego orgânico é uma fonte que pode ser muito valiosa em momentos em que a sua empresa precisa reduzir os custos ou quando as mudanças nas políticas de publicidade causarem impacto em suas campanhas pagas.

Diante disso, investir em uma estratégia consistente de marketing de conteúdo e SEO contribui para que o seu negócio tenha um fluxo constante de visitantes qualificados e com potencial de compra.

Saiba mais: 5 dicas sobre como aumentar o tráfego do seu site

Bônus: conheça as principais estratégias para obter tráfego orgânico para o site da sua empresa

Existem diversas estratégias que a sua marca pode implementar para conquistar tráfego orgânico para o seu site. Aqui estão algumas dicas:

Pesquisa de palavras-chave

Pesquise e selecione palavras-chave relevantes e com boa intenção de busca para o seu nicho, e use-as em seus títulos, meta descrição e conteúdo em geral.

Crie conteúdo de alta qualidade

Crie conteúdo original, informativo e de alta qualidade que seja relevante para seu público-alvo, e que responda às perguntas e necessidades dos usuários.

Otimização On-Page

Otimize o site para melhorar a arquitetura de informações, estruturação de conteúdo, títulos, meta motorizada, links internos, velocidade de carregamento, entre outros.

Otimização Off-Page

Construa a autoridade do seu site com backlinks de qualidade, ações em redes sociais, menções em outros sites, entre outras técnicas.

Participação em fóruns e comunidades

Participe de fóruns e comunidades on-line relevantes para o seu nicho, respondendo a perguntas e fornecendo informações úteis, com links relevantes para o seu site.

Marketing de influência

Identifique influenciadores do seu mercado e entre em contato para possíveis parcerias, promoções e divulgações.

Postagem de convidado

Escreva artigos para outros sites relevantes e de autoridade, com links para o seu site.

Use técnicas de SEO

Use técnicas de SEO avançadas, como schema markup, rich snippets e criação de mapas do site XML.

Atualize e otimize seu conteúdo regularmente

Mantenha seu site atualizado com novos conteúdos e atualizações frequentes.

Monitore e analise seu tráfego orgânico

Monitore regularmente as análises do seu site para identificar o comportamento dos usuários, as fontes de tráfego e os padrões de pesquisa, e ajuste suas estratégias conforme necessário.

Você pode se interessar também por: Tráfego pago: o que é remarketing?

Conheça a JGP Brand e tenha a melhor estratégia de tráfego orgânico para sua marca!

Agora que você já sabe a importância do tráfego orgânico, bem como as principais estratégias para atrair usuários com potencial de compra para o site da sua empresa, chegou o momento de investir em marketing orgânico.

Para isso, é necessário ter profissionais experientes que saibam planejar e executar essas estratégias de marketing digital

Por isso, a JGP Brand tem toda a qualificação e experiência necessárias, bem como profissionaisaltamente capacitados para entregar os melhores resultados para o seu negócio.

Entre em contato com o nosso time de especialistas e saiba tudo o que podemos fazerpara sua empresa!

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